terça-feira, 24 de março de 2015

Oficina do Lobo, com Marina Palácio



Marina Palácio iniciou a oficina com o visionamento da curta metragem, da sua autoria, Raquel Silvestre, a pastora. Seguiram-se debate, ilustração, jogos de luz e outros processos criativos a propósito do lobo ibérico, espécie protegida e exclusiva da Península Ibérica.



Participaram nas Oficinas do Lobo as turmas 3ºC, 5ºB e 5ºF.



A curta metragem,  Raquel Silvestre, a pastora, foi apresentada na passada semana no Cinema S. Jorge, no âmbito do Festival de Animação de Lisboa, MONSTRA.




«As características que admiramos nos cães, como a lealdade, a inteligência ou a coragem, são as qualidades que o lobo necessita para sobreviver. No entanto, enquanto o cão se tornou no melhor amigo do homem, o lobo tornou-se um dos seus inimigos mais temidos. Raquel e o lobo colaboram para a continuação desta herança cultural. Se a pastora em relação ao lobo, manifesta o seu amor com firme indiferença, o lobo manifesta o seu amor com a sua presença e confronto. Ambas são manifestações desajeitadas e que não correspondem ao verdadeiro sentimento de que sentem um pelo outro.»



Fonte: http://icateca.ica-ip.pt/filme/RAQUEL+SILVESTRE++A+PASTORA/1915, consultado em 24/03/2015, às 14:12