terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Armário das Histórias



Maré de Ler... os contos de Grimm





Ao assinalar os duzentos anos sobre a 1ª edição (dezembro de 1812) dos Contos da Infância e do Lar, dos Irmãos Grimm, a biblioteca escolar da EB1 do Bombarral, no seu Armário das Histórias, expõe diversos contos tradicionais recolhidos pelos célebres contadores e desafia à contação e ilustração dos mesmos.


Esta atividade tem como objetivos promover o gosto pela literatura de tradição oral e desenvolver nos alunos competências de leitura, escrita e expressão plástica.


Sugere-se que as ilustrações, em duas ou três dimensões, pequenos cenários ou maquetes, sejam elaboradas, em caixinhas de madeira, das que normalmente são usadas na comercialização de vinhos, uma por cada turma do 1º Ciclo interessada em participar. Desta forma, seria possível construir um pequeno mural-instalação-exposição com os trabalhos produzidos e apresentá-la na Semana da Leitura e do Agrupamento, de 11 a 15 de março, na escola sede.


A biblioteca escolar disponibiliza um guião para exploração de contos tradicionais, bem como ficha de apoio para o desenvolvimento de Oficina de Escrita: «Escreve o teu Conto de Fadas».






Ficamos à espera da vossa participação!!



Bom trabalho!!!