quarta-feira, 26 de março de 2025

Ulisses em Lisboa?!!!

Nos passados dias 6 e 7 de março, as turmas de 6.º ano realizaram uma visita de estudo a Lisboa onde, no auditório do Colégio Pedro Arrupe, assistiram à peça "Ulisses", pela companhia de teatro da "Cultural Kids". De tarde, foram conhecer a história da capital do nosso país, a bela cidade de Lisboa, no "Lisbon Story Centre", e ficaram a conhecer a lenda sobre a fundação da cidade e a sua ligação com o herói da Odisseia de Homero.

Antes da visita, foi lida e explorada, integralmente, a obra «Ulisses», de Maria Alberta Menéres, e algumas turmas seguiram a viagem do herói, no seu regresso a Ítaca, através da aplicação Polarsteps

A visita foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030.















sexta-feira, 21 de março de 2025

Sarau de Poesia no AEFP

Hoje é Dia Mundial da Poesia mas, no AEFP, a festa começou ontem, no auditório da EBSFP, com a 9ª edição do Sarau de Poesia. Alunos do 1º ciclo ao 12º ano e da Educação de Adultos vieram dizer poemas, alguns da própria autoria, mas também houve música, dança, cantigas e um animado momento de convívio com as famílias, no final, à volta de um chazinho e bolinhos. Este ano, como se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, foram ditos muitos dos seus poemas e a sala estava decorada de acordo com este tema. Durante a sessão, todos receberam um marcador de livro com alguns poemas camonianos.

Foi um serão muito animado!













Rui Correia - professor e autor de livros de histórias curiosas.

 


quarta-feira, 19 de março de 2025

Autoras de «Conta-me um Clássico» na biblioteca

No passado dia 13 de março, decorreram, na biblioteca da EB1 do Bombarral, duas sessões com as autoras do livro «Conta-me um Clássico», Vanda Pinto e Olga Neves, escritora e ilustradora, respetivamente.

Junto dos alunos do 3º e do 4º ano, apresentaram a sua obra, que reúne versões em verso de clássicos da literatura portuguesa, onde se incluem «Os Lusíadas», de Luís Vaz de Camões. Foi uma estratégia muito interessante e motivadora para dar a conhecer, a um público muito jovem, uma obra de grande complexidade e importância na literatura portuguesa e do mundo.

Nas palavras de Vanda Pinto, «esta visita foi enquadrada no âmbito do recurso à obra como forma de estudar “Os Lusíadas”, tal como sugerido pela Rede de Bibliotecas Escolares! Alunos do primeiro ciclo, sim, alunos de 8 e 9 anos tiveram a oportunidade de nos questionar (a mim e à querida Olga Neves) sobre a obra e as ilustrações, enquanto descobriam a história e conheciam o terrível gigante Adamastor! Foi fantástico, mas desafiante!!! Quem ouviu, disse que correu muitoooooo bem!»

Esta versão de «Os Lusíadas» vai servir de ponto de partida para um projeto de ilustração, a desenvolver, no 3º período, pela escultora e ilustradora Olga Neves com as turmas do 3º ano da EB1 do Bombarral.

Esta atividade foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030.





quinta-feira, 13 de março de 2025

Maria Francisca Gama: mais um livro para arrasar


OLÁ
Ontem, dia 12 de março, tivemos o primeiro encontro da semana da leitura. A escritora Maria Francisca Gama apresentou o seu último livro "A Cicatriz", que já vendeu cerca de 40 mil exemplares.
Esteve à conversa com cerca de 75 alunos. Este projeto integra-se nas ações Escola a Ler+ e melhor e no programa PESSOAS2030.





quarta-feira, 5 de março de 2025

Era uma vez o 25 de abril, com José Fanha

No dia 26 de fevereiro, tivemos o privilégio de receber no AEFP o escritor José Fanha que veio conversar com os nossos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário sobre o Portugal do antes, durante e depois do 25 de abril, do ponto de vista de alguém que viveu intensamente essa época. Este é o tema do seu livro «Era uma vez o 25 de abril».
As sessões decorreram às 10:00 e 12:00 no auditório da EBSFP.
Os objetivos da atividade foram: promover uma reflexão sobre como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer; dar a conhecer um escritor que viveu intensamente o 25 de abril; dar a conhecer a sua obra «Era uma vez o 25 de abril», dedicada aos jovens da atualidade.
Uma conversa atual e premente, à luz dos dias que correm...
Esta atividade foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030