quarta-feira, 19 de março de 2025

Autoras de «Conta-me um Clássico» na biblioteca

No passado dia 13 de março, decorreram, na biblioteca da EB1 do Bombarral, duas sessões com as autoras do livro «Conta-me um Clássico», Vanda Pinto e Olga Neves, escritora e ilustradora, respetivamente.

Junto dos alunos do 3º e do 4º ano, apresentaram a sua obra, que reúne versões em verso de clássicos da literatura portuguesa, onde se incluem «Os Lusíadas», de Luís Vaz de Camões. Foi uma estratégia muito interessante e motivadora para dar a conhecer, a um público muito jovem, uma obra de grande complexidade e importância na literatura portuguesa e do mundo.

Nas palavras de Vanda Pinto, «esta visita foi enquadrada no âmbito do recurso à obra como forma de estudar “Os Lusíadas”, tal como sugerido pela Rede de Bibliotecas Escolares! Alunos do primeiro ciclo, sim, alunos de 8 e 9 anos tiveram a oportunidade de nos questionar (a mim e à querida Olga Neves) sobre a obra e as ilustrações, enquanto descobriam a história e conheciam o terrível gigante Adamastor! Foi fantástico, mas desafiante!!! Quem ouviu, disse que correu muitoooooo bem!»

Esta versão de «Os Lusíadas» vai servir de ponto de partida para um projeto de ilustração, a desenvolver, no 3º período, pela escultora e ilustradora Olga Neves com as turmas do 3º ano da EB1 do Bombarral.

Esta atividade foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030.





quarta-feira, 5 de março de 2025

Era uma vez o 25 de abril, com José Fanha

No dia 26 de fevereiro, tivemos o privilégio de receber no AEFP o escritor José Fanha que veio conversar com os nossos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário sobre o Portugal do antes, durante e depois do 25 de abril, do ponto de vista de alguém que viveu intensamente essa época. Este é o tema do seu livro «Era uma vez o 25 de abril».
As sessões decorreram às 10:00 e 12:00 no auditório da EBSFP.
Os objetivos da atividade foram: promover uma reflexão sobre como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer; dar a conhecer um escritor que viveu intensamente o 25 de abril; dar a conhecer a sua obra «Era uma vez o 25 de abril», dedicada aos jovens da atualidade.
Uma conversa atual e premente, à luz dos dias que correm...
Esta atividade foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030







sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Oficina «Coro de Leitores» com Rodolfo Castro


No passado mês de fevereiro, recebemos o «pior contador de histórias» do mundo, Rodolfo Castro que, em 6 sessões, desenvolveu com 6 turmas do 2º ciclo, a oficina «Coro de leitores», uma formação que, nas suas palavras, «consiste em trabalhar um texto como se fosse uma partitura musical e realizar uma leitura em voz alta a várias vozes, da mesma forma que uma canção é cantada em coro.»
Para isso, trabalhou com os alunos algumas competências de leitura em voz alta, através de aprendizagens ativas, e fez a orientação do trabalho de transformação do texto literário, um conto escolhido pelos alunos a partir do seu audiolivro bilingue «Dez histórias mal contadas», como se se tratasse de uma partitura para leitura coletiva, tudo com base em experimentação e acompanhado de algumas gargalhadas.

Os alunos estiveram participaram ativamente,  respondendo aos diferentes desafios do formador, que usou do seu habitual humor para os cativar e para facilitar a aprendizagem e a participação de todos. Foi uma atividade excelente!!! Temos mais turmas à espera de novas datas!!!
Esta atividade foi realizada no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, financiado pelo Programa Pessoas 2030.

#escolaalermaisemelhor #PESSOAS2030





segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Ler Camões: juntos no AEFP

No passado dia 23 de janeiro, não podíamos deixar de associar ao desafio "Ler Camões: juntos na escola" que, entre as 10:30 e as 12:30, promoveu um espaço/tempo de leitura simultânea e coletiva, em todas as escolas do país e, pelo mundo, naquelas onde se fala a nossa língua, da obra de e sobre o poeta maior da Língua Portuguesa. No átrio da EBSFP, participaram turmas do terceiro ciclo e do ensino secundário. Na biblioteca, juntaram-se turmas do segundo ciclo que partilharam leitura de poemas. Na biblioteca da EB1 BBR, realizou-se uma maratona de leitura de poemas de e sobre Camões.

Esta grande festa assinala, no AEFP, o início das comemorações dos 500 (e um) anos do nascimento de Camões, um conjunto de iniciativas com o mote "Um não sei quê, suave, respirando", objeto da candidatura BEplan, da Rede de Bibliotecas Escolares .