quinta-feira, 5 de junho de 2014

Animação de Leitura



A borboleta sem asas, de Esther de Lemos



A turma B do 1º ano da EB nº1 do Bombarral participou, ontem, na biblioteca, numa sessão de leitura em voz alta do conto A borboleta sem asas, da autora infantil bombarralense, Esther de Lemos. Depois da leitura, foi a vez de os meninos criarem umas asas para a borboleta e também uma casinha para o caracol, outra personagem da história. Os desenhos vão ficar expostos na biblioteca.


Esta foi também a oportunidade para uma visita à exposição 100 anos - Bombarral.




 













 

Biblioteca Sobre Rodas...



... em piqueniques de livros e jogos!



Tem sido assim, durante as atividades de encerramento do ano letivo no Centro Escolar.



 




 


 

























 


terça-feira, 3 de junho de 2014

Armário das Histórias - em destaque:



Esther de Lemos



| Bombarral, 1929 |



Ficcionista, ensaísta e tradutora, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde depois viria a lecionar até 1974.




Com o seu segundo romance, Rapariga, publicado em 1949, demonstra estar atenta aos problemas da juventude intelectual. Esther de Lemos contribui sem dúvida para a divulgação da literatura destinada aos mais jovens, ora através de uma apurada técnica narrativa no domínio da efabulação, ora pelas obras que traduziu dando a conhecer autores e histórias já consagrados na história da literatura.


Associar a atividade de docente e de escritora depreende-se igualmente da bibliografia consagrada ao estudo e ensaio onde mais uma vez se manifestam as intenções pedagógicas da autora.


in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V,


Lisboa, 1998


 


















 



 


 




 


100 anos - Bombarral



Na biblioteca da Escola Básica nº 1 do Bombarral, está a decorrer uma pequena exposição alusiva ao tema do Plano de Atividades do agrupamento.



Integra uma mostra de fotografia que é constituída por parte de uma recolha realizada por alunos do agrupamento, junto das famílias e da comunidade. Os temas abordados encontram-se agrupados em cinco domínios - a família, o lazer, a infância e a Escola - que consideramos significativos quanto ao modo de vida das gentes do concelho nestes últimos cem anos.



A exposição integra ainda alguns objetos antigos - cartilhas, livros, carimbos, materiais didáticos - recuperados de alguns estabelecimentos de ensino recentemente encerrados.



Finalmente, o Armário das Histórias  contem um destaque à escritora infantil Esther de Lemos, nascida em 1929, no Carvalhal, Bombarral.



Apareçam!