Empréstimo Interbibliotecas está a funcionar

O primeiro leitor a utilizar o empréstimo Interbibliotecas da Rede de Bibliotecas do Bombarral (RBB) foi Afonso Esteves, do 10º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias. Este serviço destina‐se a rentabilizar o fundo documental de cada uma das bibliotecas da RBB, proporcionando uma resposta concreta às necessidades de informação que não podem ser satisfeitas pelo fundo documental existente em cada uma delas. Neste caso, o aluno solicitou e recolheu o livro na biblioteca da sua Escola mas, formalmente, requisitou-o à Biblioteca Municipal dado que este pertence ao fundo documental desta. 

O empréstimo Interbibliotecas assenta num instrumento fundamental que é o seu catálogo concelhio, o qual reúne todos os recursos documentais tratados, existentes nas quatro bibliotecas da Rede (Municipal, da Escola Básica e Secundária, do Centro Escolar e da itinerante) e que pode ser consultado em qualquer lugar desde que tenha uma ligação à Internet.

Salientam-se outras funcionalidades do catálogo como a visualização do trailer de um filme existente nas bibliotecas da Rede, o acesso a recursos externos a partir da consulta do registo de obras do fundo documental ou a documentos relacionados (por exemplo o livro e o DVD resultado da adaptação da obra ao cinema), procurando melhorar os resultados da pesquisa e da recuperação de informação.

Já começou a ser entregue o código de acesso à conta pessoal no catálogo, numa primeira fase aos alunos do ensino secundário e aos professores, tornando possível a consulta online do histórico de empréstimos, a renovação de um empréstimo em curso ou a reserva de um documento. 

No Agrupamento o portal da Rede de Bibliotecas do Bombarral tem sido divulgado junto de professores, alunos e encarregados de educação.

Em suma, o desenvolvimento deste projeto é o resultado do envolvimento dos parceiros: Câmara Municipal de Bombarral e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.


Mensagens populares