quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO


            Os professores de História com a colaboração da equipa da biblioteca da Escola Básica e Secundária organizaram uma exposição sobre o Holocausto, em memória das Vítimas. Durante os intervalos, a aluna Inês da turma 12º TAR partilha com os colegas fotos e emoções da sua visita a um campo de concentração, o ano passado, inserida no Projeto "Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica" no qual a Escola participa, promovido  pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal. (O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade.)
             A palavra Holocausto deriva da combinação de dois termos gregos, holo (todo) e caustos (queimado). A palavra holocausto é utilizada para identificar um devastador desastre humano a palavra identifica, assim, o genocídio do povo judaico e outras minorias étnicas, executado pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
          Genocídio- Destruição sistemática e metódica de um grupo étnico ou de uma raça pelo extermínio dos seus indivíduos.

Para refletir:
" O mundo é um lugar demasiado perigoso para viver - não por causa dos que fazem mal, mas devido àqueles que estão ao lado deles e consentem tais actos." 
Albert Einstein

                 











A aluna Inês a falar com os colegas sobre o Holocausto e a sua experiência na visita a um campo de concentração.